5 benefícios de servir café da manhã ou brunch numa festa infantil

Tempo de leitura: 7 minutos

Organizar uma festa infantil pode ser muito trabalhoso, principalmente se você não sabe por onde começar. Existem diversas opções para as famílias e hoje eu trago uma modalidade que vem ganhando força na hora de escolher o tipo de festa infantil para celebrar a festa das crianças: o café da manhã ou brunch.

Primeiramente, é preciso dizer que há uma diferença entre esses dois estilos. O café da manhã costuma ser oferecido bem cedo. Já o brunch começa do meio para o final da manhã e se estende enquanto durar a animação dos convidados ou até a hora que você determinar. Ele é tradicionalmente servido aos domingos e feriados lá na Inglaterra, porém aqui, no Brasil, você quem decide. Nesse post, eu pretendo abordar a opção do brunch, que foi a mesma que escolhi para a festa do meu filho de quatro anos.

1. Estilo descontraído e informal

Cardápio para o café da manhã inclui muitas opções saudáveis.

O brunch e o café da manhã são eventos descontraídos e informais, ideais para famílias que querem curtir uma recepção mais aconchegante. O café da manhã costuma ter uma duração de umas duas horas. Porém, aqui no Brasil, todos estão acostumados com as festas infantis que duram quatro horas. Por isso, usamos oferecer o brunch, que se inicia no fim da manhã e vai até o início da tarde.

2. Cardápio com diversas opções

Chegar de manhã numa festa e tomar aquele cafezinho quentinho, com bolo caseiro, pão de queijo, torta, crepe e tudo mais que a mente permitir. Aqui a criatividade pode ir longe. Mas você tem a opção de oferecer coisas muito gostosas e simples ao mesmo tempo! O brunch pode ser oferecido com almoço ou não. É opcional!

Entre as opções de bebidas eu escolhi: café, leite, iogurte, chá, sucos naturais, sucos de caixinha, água, achocolatado.

O cardápio precisa ter uma variedade maior de comidas para que todos se sintam bem até o final da festa. Entre as opções, eu escolhi: salgados fritos e assados, sanduíche de metro, bolos caseiros, tapioca feita na hora, ovos mexidos, frutas, biscoitos, pão de mel, pão de queijo, pipoca. Também coloquei um espaço de buffet de guloseimas para as crianças se servirem quando tivessem vontade.

Buffet de guloseimas para crianças em um brunch

Há empresas que oferecem o buffet completo para brunch. Eu escolhi contratar o serviço de uma padaria para me entregar parte do menu pronto no dia e contratei à parte uma cozinheira para preparar alguns itens na hora, além de organizar tudo na cozinha. Eu adorei essa combinação! Mas se tudo for planejado com antecedência, você consegue comprar todos os itens e preparar em casa com o auxílio de cozinheiras ou amigas ou tias que mandam bem na cozinha.

Mesa de brunch para festa infantil

É importante que as comidas e bebidas estejam ao alcance dos convidados. Você pode organizar tudo em um aparador e servir no estilo buffet.

3. Decoração simples e carinhosa

A decoração fica bem interessante com flores na mesa, canudos coloridos, vasilhames de acrílico, vidro ou de madeira. Fica lindo também com louças brancas. Mas como é um evento informal, você pode sempre inovar.

Escolhi não alugar vasilhames e usei tudo o que tinha em casa. Copos e talheres eu comprei descartáveis por causa das crianças. Afinal, a festa era para elas.

Brunch pode ser definido como o tema da festa infantil. Mas meu filho quis que o tema da festa fosse Batman. Então tive que unir as duas coisas. De um lado ficou a mesa com o tema definido por ele, e de outro a decoração do brunch.

Porém, no convite que eu enviei por WhatsApp, eu uni as duas informações. Veja como ficou bacana!! Para fazer convites como esse, eu uso o site Canva. Ele é maravilhoso para fazer essas artes.

E se você está pensando em fazer as próprias lembrancinhas, eu te entendo. Essa é a parte que muitas mamães gostam de colocar a mão na massa. Para esse aniversário, eu comprei as caixas com ilustração de Batman e coloquei dentro um tubo de bolha de sabão com umas balinhas.

JJ sempre me ajuda a preparar as lembrancinhas.

Assista também o que e como preparei as lembrancinhas de maternidade para a chegada do João Joaquim.

4. A festa pode ser em casa

As duas opções mais comuns para as festinhas dos filhos costumam ser o salão de festas ou uma casa de festas. Mas também há opção de fazer em um parque, ao ar livre. O cenário não precisa de muita coisa e o ambiente fica super intimista, lembrando um picnic.

Outra opção bem frequente é fazer na própria casa, principalmente se for para poucas pessoas.

Eu escolhi fazer no salão de festas do meu prédio, por alguns motivos: orçamento menor e por não ter limite de horário.

Para entreter as crianças no local, eu contratei o personagem vivo Batman, que circulou por toda a estrutura do prédio, participando das brincadeiras das recreadoras também contratadas. Para crianças nessa faixa de idade, entre 3 a 6 anos, acho super válido o serviço de recreação. Os pais ficam mais a vontade para conversar, pois as crianças ficam super entretidas com as atividades lúdicas e musicais.

5. Economia de tempo e dinheiro

Se você também gosta de otimizar o seu tempo e economizar dinheiro, esse tipo de festa pode ser uma boa opção para você.

Como economizar tempo?

Como a festa começa cedo, você não terá o dia inteiro para organizar tudo. Esse tipo de festa exige uma organização maior, por isso, checklists são essenciais. Além disso, para ter sucesso com o evento você precisará ter um cronograma para tudo acontecer no tempo certo e não atrasar. Além dessas ferramentas, eu uso planilhas de custos e orçamento.

Você gostaria ter acesso a várias ferramentas de organização e planejamento que irão te ajudar a administrar a sua vida pessoal e familiar? Conheça o Daily Planner para Mães e saiba como ele pode te ajudar no dia a dia de mãe, mulher, esposa, filha e muito mais.

Como economizar dinheiro?

É por aqui que sempre começo quando o assunto é organizar a festa do filho. Definimos o valor total a ser investido e começo a fazer os orçamentos. Geralmente, coto com umas três empresas de cada setor. Caso o valor não se adeque a planilha, eu começo a excluir coisas conforme prioridades.

Aqui em casa optamos pelo meio termo, ou seja, não investimos muito dinheiro em festas de aniversário, porque preferimos usar o dinheiro para viajar. Mas uma celebração dessas nunca passará em branco. Como esse já é um item que está incorporado no orçamento anual da família, fica fácil não se perder quando você tem controle das suas metas e objetivos gerais.

Esse tipo de festa também te permite economizar nas bebidas alcoólicas, pois você pode optar por não oferecer ou servir da metade da festa para frente. Dessa forma, a quantidade nesse quesito será menor. E o buffet também pode sair bem em conta, principalmente se você conseguir fazer as coisas em casa.

Outra coisa que definimos assim que o João Joaquim nasceu é que faríamos festas maiores nos anos ímpares. O primeiro ano dele foi em buffet, o segundo ano foi comemorado e produzido com a ajuda dele, inclusive. Confira ao vídeo: aniversário de 2 anos do JJ. Já a festa de três anos, fizemos algo maior para celebrar o meu aniversário também. Confira: aniversário de 3 anos do JJ. E esse ano foi bem meio termo.

Gostou das dicas? Não esquece de compartilhar com outras mães que podem se beneficiar desse conteúdo! E fique a vontade para compartilhar suas experiências também! E caso decida colocar em prática o brunch, você vem me contar depois como foi? Vou adorar saber!!

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário